Resultados Programa Safiras 2014

Safiras do Senepol tem 21 novas Top 10. Genetropic faz o pódio.

 

Durou pouco mais de três horas a reunião que revelou, em Pirajuí/SP, o resultado do Programa Safiras do Senepol 2014.1. As 30 pessoas de 20 criatórios diferentes que estiveram presentes no encontro do grupo Parceiros do Senepol conheceram detalhes das premissas que regem o teste e, no final, receberam a planilha detalhada com as classificações das 207 novilhas avaliadas nesta edição, representando 38 criadores (entre eles, alguns condomínios formados por duas ou mais marcas). Entre as novas 120 Safiras do Senepol divulgadas, 21 são Top 10 e as três melhores são da Genetropic. A campeã, novamente, é filha do touro Caribe 35, como em 2013.

Vieram de seis estados brasileiros os parceiros que ouviram do coordenador da S+, Júnior Fernandes, as condições que o programa determina para estabelecer as avaliações das fêmeas que passaram 100 dias em teste na Fazenda da Grama, também em Pirajuí. Todos os detalhes do regulamento da prova foram mostrados e discutidos entre os participantes, entre eles alguns novos integrantes do grupo.

O primeiro passo foi detalhar os critérios de avaliação das sete características que envolvem reprodução, ganho de peso, eficiência alimentar e escore visual, para depois entender o resultado final da prova, que contou mais uma vez com a participação, nas avaliações, de instituições como Universidade de Viçosa/MG, Unesp-Jaboticabal/SP, Instituto de Zootecnia (IZ), além de empresas como In Vitro Brasil, S+, Intergado, Aval e Coan Consultoria. Após a distribuição dos resultados finais, a reunião prosseguiu no curral da Fazenda da Grama, onde os parceiros foram conhecer as novilhas classificadas Safiras Elite (38 delas), Superior (60), além das Top 10 e das três que compõem o “pódio” desta primeira edição de 2014 – a segunda começará em outubro.

A campeã de notas no ranking do programa foi GENE Rima 900, de propriedade da Genetropic. Filha de Caribe 35 na doadora Colina 195, da Genetropic, ela recebeu classificação Elite em cinco característica e superior nas outras duas. “É um orgulho mais uma vez termos um resultado como esse, mostra que estamos no caminho certo”, comemora Jairo Ferreira Lima, em frente de suas três bezerras classificadas como as melhores do teste finalizado em julho. A segunda colocada, GENE 0849, é filha de CN 550 e a terceira, GENE 0998, de outro touro da Genetropic, Vale 15, que assim como os outros dois pais das campeãs tem sêmen disponível na S+, detentora da marca Parceiros do Senepol.

O resultado final reforçou o sucesso que a Genetropic teve no seu leilão Esplendor, que aconteceu no dia 23 de julho, com transmissão do Canal do Boi. Foram vendidas 45 bezerras, das quais 30 da marca de Jairo Ferreira Lima, com média superior aos R$ 30 mil. “O resultado que buscamos é criar bem e colocar no mercado produtos realmente produtivos e a liquidez ou a valorização é consequência disso”, afirma.

A S+, que assessora os leilões do grupo Parceiros do Senepol, selecionou ao final da prova 53 fêmeas classificadas Safiras Elite ou Superior para, dentre elas, os selecionadores escolherem as 40 que comporão o catálogo do Leilão Virtual Safiras do Senepol, que fechará no dia 26 de setembro a Vitrine do Senepol, evento programado para três datas no que está sendo chamado de Mês da Genética Qualificada – terá, antes, dia 3, o Leilão Genética Parceiros do Senepol, em Uberlândia/MG; e dia 23, Leilão Virtual Touros Top 120 Senepol, todos com transmissão Canal do Boi.

“É mais uma safra que mostra a evolução do programa”, comenta Júnior Fernandes. “O rigor na apuração aumentou, mostramos as premissas que regem o teste, para que todos os criadores compreendam perfeitamente os critérios que determinaram o resultado final”, explica. Ele comentou que para fazer parte do time de doadoras identificadas e qualificadas para fornecer produtos nos leilões do grupo somente classificando-se Safira Superior para cima. “A novidade do leilão deste ano é que as Safiras que acabam de ser qualificadas já estão catalogadas, ou seja, o comprador vai levar para casa uma jovem doadora saindo do forno”, comentou, comparando o resultado final do teste com uma formatura. “Agora, essas formandas já estão prontas para o mercado de trabalho”, conclui.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Noticias Safiras. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Resultados Programa Safiras 2014

  1. aldo vieira da silva disse:

    parabéns pelo trabalho realizado e pelo profissionalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 1 =