Resultado SAFIRAS 2015.1

O Senepol conheceu neste início de outubro suas novas doadoras. O programa Safiras do Senepol revelou três campeãs e 23 novas Safiras Top 10 avaliadas no programa criado em 2009 na Fazenda da Grama, em Pirajuí, São Paulo. 70 selecionadores de diversas partes do Brasil participaram da reunião que divulgou o resultado e conheceram as premissas do programa. Depois, os criadores foram à fazenda conhecer as obras de ampliação da prova, que vai dobrar a capacidade para 500 fêmeas já a partir da próxima edição. Em seguida, o momento mais esperado: foram conhecer de perto as fêmeas qualificadas nas suas respectivas classificações.

Essas são as três campeãs. A primeira colocada foi GRAZ 70, filha de Hotstuff em doadora Rajun Cajun pertencente à parceria Grama com a ZB Senepol, marca que fez também a terceira melhor novilha… GRAZ 24. A segunda melhor fêmea foi GPAR 895, uma filha de PRR 7013 na Grama 904, doadora desaparecida este ano, depois de clonada. Pertence à parceria Grama Genetropic.

A primeira edição de 2015 teve recorde de inscrições na prova. Foram 237 no total, de 51 criatórios, totalizando 1500 fêmeas em 11 edições, com mais de 80 pais diferentes.
Pelo regulamento, além das campeãs, 10% das inscritas se sagraram Safiras Top 10, estão aptas a fornecer embriões vendidos nos leilões organizados pela S+, empresa que coordena a prova em parceria com instituições importantes como Embrapa, IZ, Universidade de Viçosa e empresas conceituadas em avaliações de características como escore do trato reprodutivo, carcaça, eficiência alimentar e morfologia.

Também foram apresentadas Safiras classificadas como Superior e Elite, que também fornecem genética para as biotecnologias de reprodução, como TE e FIV.

O Safiras do Senepol cada vez mais identifica as melhores fêmeas para multiplicação de material genético que os selecionadores usam para atender uma demanda crescente por touros de qualidade, que produzem carne a campo. É o programa que os criadores dependem para ganhar essa segurança.

A próxima edição do Safiras começa em novembro e vai até março de 2016. Terá como novidade a inclusão de um técnico da Embrapa na avaliação visual, uma das sete características do teste.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Notícias, Noticias Safiras e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.